Avaliações
Compulsórias
Visam avaliar os diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo, devendo, por lei, ser feita por um psicólogo. São elas: avaliação para CNH; Porte de armas, Concurso público; Forças armadas; Cirurgia Bariátrica; Reprodução assistida; Readequação genital; Transplante de órgãos. Aviação civil; entre outras;
Vocacional
O foco da Avaliação Vocacional está fundado em três pilares: a análise das características do indivíduo, a análise das características das ocupações e o cruzamento destas informações. O campo do aconselhamento ou orientação de carreira é multidisciplinar sendo possível utilizar a abordagem educacional, a clinica ou a organizacional para proceder à avaliação.
Cirurgia Bariátrica
Análise holística, considerando os fenômenos biopsicossociais do paciente com objetivo de avaliar se ele possui recursos internos e suporte familiar para enfrentar não só o procedimento cirúrgico, mas também todas as restrições e conflitos frequentes após a cirurgia
Neuropsicológica
Processo de investigação das funções cognitivas, sensoriais, motoras, sociais e emocionais de uma pessoa. Essa avaliação permite investigar se há algum comprometimento neurológico no avaliando e, a partir dos resultados e hipótese diagnóstica, é possível um planejamento mais adequado para uma intervenção e/ou reabilitação.
Avaliações
Psicológicas
Forense
Compreende a aplicação dos métodos, temas e conceitos da psicologia ao sistema de justiça, dedicando-se à proteção da sociedade, a defesa dos direitos do cidadão e estudo do comportamento criminoso, através da perspectiva psicológica. Disputa de guarda, importunação sexual e abuso sexual infantil, alienação parental e falsas memórias são alguns dos pontos abordados.
Disforia
de Gênero
Visa colher dados e informações do indivíduo para amenizar o processo de redesignação sexual. Aplica-se ao processo que antecede a cirurgia e, também, ao pós-cirúrgico, incluindo questões de readaptação da ordem física e anatômica do corpo e de cunho social, que compreendem a vida desse sujeito neste contexto.
Porte de Armas
Tem por finalidade verificar se a pessoa possui características compatíveis para o trabalho armado ou posse e manuseio pelos civis. Esse processo avaliativo pretende, mais do que predizer o risco de sofrer ou produzir conflitos ou acidentes, identificar as dimensões psicológicas relevantes para um manejo adequado do porte e manuseio do armamento.
Admissional
A avaliação psicológica admissional tem por objetivo identificar interferências que possam trazer prejuízos ao desempenho do trabalho, aos pares e a si próprio. Investiga se o candidato está apto a exercer determinada função. É aplicada a processos seletivos, promoções, transferências, concursos públicos, afastamento e retorno de função etc.
Vasectomia
e Laqueadura
Seu objetivo é garantir que a pessoa está tomando a decisão de livre vontade, sem a influência de fatores relacionados à estados emocionais alterados ou incapacidade mental. Nesta avaliação psicológica são analisadas as expectativas e temores da mulher ou do casal e também a maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva.